CERIMÔNIA DE CASAMENTO Culto a quem?



Me parece que cada vez mais a cultura da “cerimônia de casamento ostentação” tem influenciado os casamentos cristãos (1 Jo 2.16). O objetivo é realizar o casamento (cerimônia) dos sonhos. O sonho do noivo, ou na maioria das vezes, da noiva.

         O sonho, e não o orçamento familiar, é quem determina o valor que será gasto. O sonho é quem determina as roupas dos padrinhos, e não o orçamento ou a vontade destes. O sonho é quem determina as músicas que serão tocadas, e não a boa letra que glorifica a Deus. O sonho é quem determina os convidados selecionados e não o conceito bíblico de igreja. O sonho é quem determina como vai ser a festa, e não o bom testemunho e o desejo de ser sal e luz. O sonho é quem motiva a busca do inédito, para ter um casamento melhor e diferente dos outros. O sonho é quem determina todo o planejamento, e não o padrão bíblico de cerimônia de casamento.

         Enfim, me parece que a cerimônia e a festa de casamento têm se tornado uma adoração aos noivos e não a Deus! O que Ele quer é deixado de lado se não se encaixar nos sonhos da noiva. Como resultado, vemos irmãos da igreja chateados por não serem convidados (não ignoro a falta de maturidade destes), padrinhos constrangidos em gastarem mais do que podem para agradar os noivos, e muitos não crentes perdendo a oportunidade de conhecerem o verdadeiro culto a Deus, seja na cerimônia, seja na festa.

         O que é mais triste é a contradição: o casamento ser celebrado de forma egoísta e idólatra, quando o verdadeiro sentido é a Aliança de Deus feito com a humanidade por meio de Cristo (Ef 5.31-32). Aquele que não considerou que ser igual a Deus era algo que devia apegar-se, mas esvaziou-se a si mesmo (Fp 2.1-11). Amor e humildade.

         Creio que na prática seria um casamento que abre mão da pompa e é mais simples, para que seja um culto aberto a todos, a toda igreja. Uma festa onde fique claro que Deus é o centro de tudo. Abrir mão dos sonhos individuais, por amor a Deus e ao próximo. Me parece que estaria mais próximo do verdadeiro significado de cerimônia de casamento.

         Um casal que começa sua vida conjugal colocando seus sonhos acima da vontade de Deus, tem grandes chances de viver o resto de sua vida fazendo o mesmo em todas as áreas: conjugal (fidelidade), moral, profissional, educação de filhos etc.

         Não quero ser simplista nessa reflexão. Sei que existem problemas logísticos para um casamento em uma igreja grande, por exemplo. Outras questões podem ser levantadas, e não creio que tenho as respostas. Mas se cada casal de noivos tivesse a motivação de honrar a Deus em tudo na cerimônia, creio que se esforçariam e seriam criativos para chegar o mais próximo disso.

         Que Deus nos dê sabedoria e criatividade para que Ele seja cultuado em cada cerimônia de casamento.

1Co 10:31  Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

Comentários