A IMPORTÂNCIA DA NOITE DE NÚPCIAS E DA LUA DE MEL



Tenho percebido que cresce o número de casais que não planejam a Lua de Mel. Se tornou algo de última hora ou de qualquer jeito. Alguns casais nem fazem questão de ter. Isso porque muitos já tiveram suas núpcias antes de casar, e perdem o propósito desse tempo. Mas focando em noivos que querem experimentar a vontade de Deus para o casamento, segue a reflexão.  

Se um homem tiver se casado recentemente, não será enviado à guerra, nem assumirá nenhum compromisso público. Durante um ano estará livre para ficar em casa e fazer feliz à mulher com quem se casou. (Dt 24.5)

Esse texto mostra a importância dos primeiros dias do casamento. Infelizmente não vivemos em Israel no Antigo Testamento para usufruirmos dessa lei, porém o princípio é claro: devemos ter cuidado com os dias pós-casamento!

Isso implica planejar bem a cerimônia e a lua de mel:

- escolha bem o horário da cerimônia. Casar muito tarde prejudica a noite de núpcias! Imagine os dois chegando exaustos, de madrugada, no hotel... não vai “rolar” nada!

- planeje bem a viagem no dia seguinte à noite de núpcias. Evite pegar voos cedo ou hotéis com check out pela manhã. De preferência, planeje sair mais à tarde, e pegar voos à noite. Isso permite que vocês aproveitem bem a primeira noite, e tenham tempo de descansar no dia seguinte. Se vocês viajarem de carro, esse planejamento fica bem mais fácil!

- para lua de mel, escolha um destino onde vocês poderão aproveitar um ao outro e crescer em intimidade. Não compre pacotes de viagem que fazem passeios todos os dias, saindo cedo e voltando tarde da noite. Lua de Mel é para se conhecerem, não para conhecerem novos lugares. É claro que, se for possível juntar os dois propósitos, fica mais especial. Equilibrar passeios e tempo livre no hotel é o ideal!

- priorize a lua de mel. Gastar na festa e não ter dinheiro para a lua de mel é um péssimo negócio. Isso alimenta nossa soberba (ostentação- I Jo 2.16) e prejudica o casamento. Tenha na festa só o essencial, e invista pesado na primeira viagem dos dois! Isso sim é um bom investimento!

- invista na noite de núpcias e na lua de mel. Não economize na viagem. Planeje com antecedência para ter uma noite de núpcias em um bom hotel e fazer uma viagem de lua de mel inesquecível! Óbvio que isso vai ser diferente para cada casal, dependendo da condição financeira de cada um. Vale relembrar que o planejamento financeiro é essencial, para não começar a família com dívidas; mas meu ponto é não ter uma lua de mel “chinfrim” por ser “mão de vaca”.

- NÃO PLANEJE ENCONTRAR AMIGOS E FAMÍLIA DURANTE A LUA DE MEL! Planeje com alguém de confiança para levá-los para o hotel depois da cerimônia. Conselho de sabedoria: NÃO PEÇA PARA SEUS PAIS FAZEREM ISSO! Privacidade nesse período é mais importante do que você pensa.

- na volta da Lua de Mel, não assuma muitos compromissos. Deixe as noites livres para vocês continuarem se curtindo! Evite viagens em que um dos dois vai viajar sozinhos! A Lua de Mel continua!!!

E depois do primeiro ano...

- planeje “Luas de Mel” em cada aniversário de casamento. Não precisa ser no nível da primeira, mas pode ser uma viagem mais “em conta”. Nos aniversários especiais (5, 10, 15 anos etc), vale a pena planejar algo mais elaborado.

- quando os filhos chegarem, assim que desmamarem, já acostume-os a ficar na casa dos avós e tios, para vocês continuarem a fazer viagens de Lua de Mel sozinhos (sei parece óbvio “sozinhos”, mas conheço casais que fazem isso com os filhos).

Enfim, você pode pensar em outras práticas para aplicar esse princípio no seu casamento. Caso você não tenha feito isso na sua Lua de Mel, pode planejar fazer algo parecido agora!

Celebre a intimidade do casamento como um presente de Deus!!!

Acorde, vento norte! Venha, vento sul! Soprem em meu jardim, para que a sua fragrância se espalhe ao seu redor. Que o meu amado entre em seu jardim e saboreie os seus deliciosos frutos.
Entrei em meu jardim, minha irmã, minha noiva; ajuntei a minha mirra com as minhas especiarias. Comi o meu favo e o meu mel; Bebi o meu vinho e o meu leite. Comam, amigos, bebam e embriaguem-se, ó amados. (Cânticos 4.16-5.1)

Comentários